O doce poder do mel

March 17, 2015

 

Quem nunca  tomou chá com mel para combater um resfriado? E quem nunca tentou deixar os cabelos mais brilhantes com uma receita caseira de mel?

 

Através das eras, o mel sempre foi considerado um produto especial, utilizado pelo homem desde os tempos mais remotos.  As utilizações do mel são infindáveis e ainda estão sendo descobertas.

 

Recentemente, estudos feitos em escolas de medicina da Grécia apontam os benefícios do mel na proteção contra osteoporose, câncer de mama e câncer de próstata.

 

O mel natural é rico em nutrientes para a saúde. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) passam de 70 as substâncias essenciais ao organismo. Contém água, frutose, sacarose, glicose (carboidratos), potássio, ferro, sódio, enxofre, cobre, fósforo, zinco, selênio, cloro, cálcio, magnésio, vitaminas do complexo B, vitaminas A, E, C e alguns tipos de aminoácidos (proteínas).

 

Com poder adoçante duas vezes maior que o do açúcar, pode ser usado na combinação com frutas, leite, iogurte, pães e biscoitos, cereais e até bebidas, como sucos e cafés. É um ótimo complemento nutricional, menos para os diabéticos e para quem tem colesterol alto.

 

Por que não incluí-lo em nossa dieta diária?

 

 

Propriedades que curam e alimentam

 

Antioxidantes: Alguns estudos mostram que o consumo diário de mel aumenta o nível de antioxidantes protetores no sangue. Atualmente, sua eficiência para combater bactérias e reduzir a inflamação também está sendo testada.

 

Prevenção do Câncer: Muitos ingredientes do mel são compostos por antioxidantes que combatem os danos dos radicais livres, uma condição associada a vários tipos de câncer.

 

Suporte ao Sistema Imunológico: As muitas vitaminas encontradas no mel podem estimular o sistema imunológico. Uma pesquisa mostra que o mel puro é um reforço muito mais eficaz do que o mel processado.

 

Antisséptico: O mel é um antisséptico comprovado que pode ajudar a curar feridas e prevenir a infecção. As enzimas e antioxidantes no mel também o tornam eficaz contra doenças viróticas e bactericidas. Seu uso pode ajudar a combater infecções virais e ajudar a tratar os sintomas de resfriado, gripe, bronquite e muito mais.

 

Antifúngica: O mel ajuda a combater agentes fônicos como micose e outras doenças da pele.

 

Adoçante Saudável: Estudos recentes comprovam que o mel pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol e aumentar ligeiramente os níveis de glicose em comparação com a o açúcar de cana e o açúcar artificial.

 

Aumento de Energia: Os açúcares naturais e carboidratos do mel fazem dele uma excelente fonte de energia.

 

Dicas

 

- Procure sempre um médico de sua confiança se tiver algum sintoma de doença.

 

- Dê preferência para o mel puro, não industrializado.

 

- A sua cor, sabor e propriedades curativas estão diretamente relacionadas com a predominância da florada utilizada para a sua produção. Os méis de coloração clara apresentam sabor e aroma mais suaves, como, por exemplo, os produzidos em pomares de laranjeiras, que têm alta cotação no mercado. No entanto, os méis de coloração escura são mais nutritivos, ricos em proteínas e sais minerais.

  

Fontes: Wikipédia e Embrapa.

 

Please reload

Destaques

A importância de manter a vacinação e a Carteira de Vacinação em dia!

18/07/2019

1/10
Please reload

+ Recentes

Please reload

Arquivo

Please reload

Mídias Sociais

  • Facebook Basic Square
  • LinkedIn Social Icon
  • Instagram Social Icon

Busca