Mamografia - quando prevenir é sempre melhor que remediar

February 13, 2015

Hoje, percebemos um grande avanço tecnológico para identificação de doenças. Entre eles, o exame de mamografia, cujo Dia Mundial foi celebrado na semana passada.

 

Esse método possibilita a redução da mortalidade pelo câncer de mama por permitir o diagnóstico precoce.

 

Antes mesmo do fechamento dos índices de incidência do câncer de mama no Brasil em 2014, o Ministério da Saúde já previa 57 mil novos casos do câncer de mama para o ano passado. A previsão pode ser ainda maior em 2015.

 

A mamografia permite detectar lesões ainda muito pequenas, na fase inicial do câncer, o que não é possível com o exame de toque.

 

Atualmente, a técnica está mais avançada, com destaque para mamografia digital, com maior qualidade e maior capacidade de detectar e interpretar as alterações mamárias.

 

Quem deve realizar o exame?

 

Segunda a Dra. Kátia de Arruda Geraldes Denardi, Diretora Clínica e Coordenadora do Setor de Mamografia da Sua Imagem - Medicina Diagnóstica, clínica localizada na Vila Norma, Zona Leste da Capital Paulista, a mamografia é aconselhada para todas as mulheres, com idade superior a 40 anos.

 

“Porém, para mulheres consideradas de alto risco, o rastreamento se inicia aos 35 anos. Neste caso, alto risco significa histórico familiar de câncer de mama ou qualquer tipo de suspeita clínica ou achado em exame clínico”, explica Dra. Kátia.

 

Quais são os cuidados que antecedem os exames? 

 

O preparo para a realização do exame de mamografia são: não utilizar desodorantes e/ou talco nas axilas e mamas, levar exames anteriores para incremento na qualidade do laudo médico e não deixar de executar o seu exame preventivo anualmente.

 

Mulheres com menos de 40 anos também devem realizar outros tipos de exames preventivos, como o autoexame e o acompanhamento com um profissional da área de mastologia ou ginecologia. Outro cuidado é observar qualquer alteração na mama. Sintomas como o aparecimento de nódulos, mudança no tamanho e forma, saída de secreções claras ou sanguinolentas e feridas na pele podem ser sinal para procurar um médico o quanto antes.

 

 

Serviço:

*A clínica Sua Imagem - Medicina Diagnóstica faz parte da Rede Credenciada TEM. Caso tenha interesse em saber mais sobre o tratamento, entre em contato com a nossa Central de Atendimento 0800 836 88 36 e agende uma consulta.

 

 

Please reload

Destaques

A importância de manter a vacinação e a Carteira de Vacinação em dia!

18/07/2019

1/10
Please reload

+ Recentes

Please reload

Arquivo

Please reload